Nádia Campos

Publicado por Editor 27 de novembro de 2009

Canta desde os seis anos e segundo o cantador Dércio Marques é um canto sem idade e sem fronteiras em conseqüência do seu espírito andarilho. Nasceu em Minas Gerais e é engajada nas lutas ecológicas e sociais. No próximo dia 5/12, sábado, lançará seu CD “Porque Cantamos” em Belo Horizonte, no espaço Fonte do Ser, Rua Adolfo Pereira, 346 C, no Bairro Anchieta, fone 31-3223-0534. Ingressos a R$15,00.

A influência de Violeta Parra, Victor Jara, Atahualpa Yupanqui, Mercedes Sosa, Doroty Marques, Dércio Marques, João Bá, levaram-na a enveredar-se pelos caminhos das raízes, da terra. Aos nove anos de idade, participou da gravação do disco Enrola Bola do músico Rubinho do Vale. Participou de festivais estudantis, de encontros de música. Estudou na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte com o professor paraguaio Eládio Pérez Gonzáles.

Participou da gravação e do lançamento do CD “Andejo” de Joaci Ornelas e do CD ”Cantilenas de Jardim” de Fernando Guimarães. Gravou no disco “Jardim de Todos” poemas musicados de Carlos Rodrigues Brandão ao lado de João Arruda, Chico Moreira, Fernando Guimarães, Dércio Marques, Daniela Lasálvia, Lira Marques, Ronaldo Pizzi, Josino Medina.

Participou da gravação do disco “Umumakaia, espírito do vento” de Sotero Sol, com canto e flauta doce. Acompanhou e registrou congadas, marujadas, batuques, cantadores e cantadeiras na Serra do Cipó em Minas Gerais. Realizou oficinas e apresentações para mais de 500 crianças no país. Participou do Encontro “Guitarra de Américas” em outubro, em Santiago do Chile.

Aí participou de cursos e conferências de grandes mestres da música latino-americana como Ernesto Cavour (Bolívia), Raúl García Zarate (Peru) Franz Valverde (Bolívia), Tânia Ramos (Paraguai), Fernando León (Colômbia), Gustavo Colinas (Venezuela). Percorreu a Argentina e o Chile durante os anos 2007, 2008 e princípio de 2009, pesquisando ritmos, cantos, instrumentos e tradições.

Em 2008, gravou seu primeiro disco “Por que Cantamos”, inspirado no poema do poeta uruguaio Mario Benedetti, com participações de Dércio Marques, Chico Moreira e Poli Brandani. Se apresentou na “Aldea del Encuentro” em Santiago do Chile em novembro de 2008 ao lado de Felipe Arellano; no encontro Nacional de Violeiros e Violeiras do MST em Ribeirão Preto SP, ao lado do violeiro Chico Moreira; no Encontro dos Povos do Cerrado em Pirapora MG ao lado do mestre João Bá; no encontro Vozes de Mestres em Ouro Branco MG, na apresentação Cantigas de Beira Rio junto com Dércio Marques, João Bá e Pena Branca.

image001

Veja a página de Nádia Campos no myspace: http://www.myspace.com/nadiacampos

Comentários
  • Luiz Fernando 4407 dias atrás

    Olá Nádia. Fiquei surpreso e feliz ao tomar conhecimento de seu trabalho. Gostaria de ser informado sobre suas apresentações e também desejo adquirir seu cd. Abraços a vc , Milton e Sania.
    luizfernando

  • Paulo – Pelotas/RS 5022 dias atrás

    Olá Nadia, vc saberia me informar como adquiro o Cd do Sotero Sol que vc participa?

    Gratidão

  • nadia 5224 dias atrás

    Merly querida,
    posso te enviar pelo correio.
    Custa 15 reais mais o envio.
    Beijos!
    Nádia.

  • Merly – Gov. Valadares 5230 dias atrás

    Ótimo. Gostaria de adquirir o seu disco, como fazer?

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!