Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Lançamento do livro Trabalho e Sociedade em BH

Publicado por Editor em Sociologia
data: 18/11/2009


Lançamento do livro Trabalho e Sociedade em BH

Livro: “Trabalho e Sociedade – Representações e Significados” – Organizadores: Solange Maria Pimenta, Maria Laetitia Corrêa e Fernando Eustáquio Utsch Moreira.

O lançamento ocorrerá no próximo domingo dia 22/11 às 10 horas, no Bar “Entre Nós”, situado à rua Passatempo, 58, entre os bairros Sion e Anchieta, em Belo Horizonte.

Os organizadores e a maioria dos autores são membros do grupo de pesquisas denominado GESTRAS – Gestão, Trabalho e Sociedade. O grupo foi formado no segundo semestre de 2006, inicialmente vinculado à instituição de ensino superior FEAD, de Belo Horizonte. Os pesquisadores que se uniram ao grupo tinham a intenção de desenvolver pesquisas em conjunto sobre temas diversos. Foram formados alguns sub-grupos. Um deles realizou pesquisas sobre o turismo na região da Estrada Real. Em virtude da identificação de objetivos, em sua fase final, o projeto ora apresentado obteve o apoio da FUNCESI – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira. Os resultados das pesquisas de um dos grupos é que estão sendo submetidos ao público neste livro “Trabalho e Sociedade – Representações e Significados”.

O livro focaliza uma dimensão pouco explorada da sociedade e das organizações públicas e privadas: as representações e significados que as pessoas atribuem ao seu trabalho, às próprias organizações em que o executam e a determinadas situações do cotidiano, a exemplo da violência na velhice, das estratégias de sobrevivência que os imigrantes desenvolvem em seu país de adoção e de uma grave doença infantil, a fenilcetonúria, que submete a criança a uma dieta restrita, sob pena de sofrer retardo mental irreversível.

Como as pessoas que enfrentam essas situações as visualizam, sentem e analisam? Trata-se de uma forma de conhecimento do mundo e de si mesmo que mescla elementos informativos, cognitivos, ideológicos, valores, opiniões, crenças, imagens, afetos, significados, para formar um saber sobre o estado da realidade vivida por um grupo e que constituem as representações dessa realidade. É importante conhecer essa dimensão, principalmente se buscamos promover mudanças sociais e organizacionais – como mudar uma mentalidade que não se sabe qual é?

“Ocorreram diversos debates sobre os resultados destas pesquisas. Em um dado momento, tínhamos em mãos um rico material que precisava ser divulgado”, afirma Fernando Utsch, um dos organizadores. “Daí se concretizou a idéia de estruturarmos este material em um livro que abrangesse as representações e significados nesses diferentes contextos. Na medida em que o livro ia sendo estruturado, recebemos ainda a contribuição de autores de outros estados e também autores que abordaram a teoria das representações sociais com outros enfoques, que foi o caso dos idosos vítimas de violência, das crianças com fenilcetonúria e dos imigrantes”, conclui.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Sociologia

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
Comentário
  1. Maísa Mara de Magalhães de Belo Horizonte

    Desenvolvo uma pesquisa de mestrado sobre representação social de professores da Educação Profissional Técnica sobre o trabalho, na perspectiva desenvolvida por Moscovici. O livro Trabalho e Sociedade tem sido de grande importância para o estudo em questão. Gostaria de parabenizá-los pela publicação desse livro e dizer-lhes que no final do ano estaremos colhendo mais frutos nesse campo de conhecimentos.
    Atenciosamente,
    Maísa Magalhães.

Deixe um comentário