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II – Frases de Sócrates – O Cosmos, a Educação e o Conhecimento

Publicado por Editor em Sócrates
data: 31/01/2012

O Cosmos

Não sou nem ateniense, nem grego, mas um cidadão do mundo.

O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar.

Conhece-te a ti próprio e conhecerás o universo.

Em qualquer direção que percorras a alma, nunca tropeçaras em seus limites.

Conhecer a si mesmo, significa descobrir Deus nos outros.

A Educação

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar seu carácter.

Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.

O Conhecimento

Considero próprio investigar a razão de ser de todas as coisas – como são – e rejeitar todas as opiniões sem explicação.

Aqueles que cuidam do filosofar não cedem ao impulso das paixões. A perda de patrimônio, a pobreza ou a existência sem honrarias não é capaz de intimidá-los.

As trevas não deixam ver, nem olhar diretamente a luz.

A palavra é o fio de ouro do pensamento.

A vida que não se examina não vale a pena ser vivida.

Meninos… Deixem de proferir palavras tão vagas! Tão jovens… E tão auto-proclamados sábios!

A sabedoria começa na reflexão. O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consiste em saber que nada sei.

O verdadeiro conhecimento vem de dentro.

To find yourself, think for yourself.

Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de tua ignorância e serás sábio.

Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.

Sábio é aquele que tem consciência de seus limites.

Só sei que nada sei, e isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.

A vida sem ciência é uma espécie de morte.

A verdade não está com os homens, mas entre os homens.

Com efeito, estamos convencidos de que se alguma vez vamos ter um conhecimento puro de alguma coisa, há que afastar-se do corpo e contemplar as coisas em si mesmas com a alma por si mesma. Parece, a julgar pelo argumento, que a sabedoria que nós desejamos e sobre a qual nós professamos haver definido nossos corações, será possível somente quanto estivermos mortos e não durante nossa vida.

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Comentário
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