Gustavo Guimarães lança CD “Vaqueiro” em Belo Horizonte

Publicado por Editor 18 de novembro de 2009

Gustavo Guimarães

Gustavo Guimarães é natural de Diamantina, cidade histórica encravada nas encostas da Serra do Espinhaço na vertente que dá para o Alto Jequitinhonha, e que é por isso chamada Porta do Vale. Cidade que dispensa comentários, tem seu nome ligado à forte musicalidade dos seresteiros e trovadores.

Depois de participar do projeto coletivo VivaViola, com shows em 2008 no Teatro Alterosa e em 2009 no Palácio das Artes, o violeiro e compositor Gustavo Guimarães retoma seu trabalho pessoal e lança o CD “Vaqueiro” em Belo Horizonte. O espetáculo será no dia 25 de novembro, quarta-feira, às 21 horas, no Teatro da Biblioteca Pública, e terá a participação dos violeiros Pereira da Viola, Wilson Dias e Joaci Ornelas, além da cantora lírica Marisa Simões, entre outros artistas.

“Vaqueiro” é uma obra inteiramente autoral, com 13 composições que sintetizam a relação do compositor com seu mundo: o cerrado roseano do Noroeste de Minas, a rica vida cultural do vale do Jequitinhonha, os quintais, os carros de boi e as folias de reis. “Puro artesanato da paciência”, como definiu o jornalista e poeta João Evangelista Rodrigues. Um destaque é a música “A Voz do Rio”, sobre o Rio das Velhas, muito aplaudida nos shows do VivaViola e do Festivelhas, do Projeto Manuelzão.

Para Gustavo Guimarães o lançamento do CD “Vaqueiro” em Belo Horizonte será uma oportunidade para apresentar, de forma mais completa, suas composições, sua relação com a viola e as potencialidades desse instrumento, tão ligado à identidade brasileira. “A viola sempre esteve presente na cultura de Minas. O CD “Vaqueiro” é parte do que absorvi dessa convivência com o povo mineiro, com nossos sentimentos, crenças e costumes”, salienta o compositor.

Neste show, Gustavo será acompanhado pelos músicos Gladson Braga na percussão, Pedro Henrique no baixo e Wallace Gomes com violão e flauta.

Local: Teatro da Biblioteca Pública

Dia: 25/11/2009 às 21 horas

Ingressos: R$20,00, inteira e R$10,00 meia. Ingressos à venda no local no dia do show.

*Atenção sobre a Meia-entrada: este benefício é reconhecido para estudantes e maiores de 60 anos, conforme a lei.

Acatando a recomendação do Ministério Público, por meio, das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Promotoria e Justiça de Defesa do Consumidor e PROCON–MG, em conjunto, o valor da meia–entrada estudantil é válido para estudantes regularmente matriculados na rede oficial de ensino, público ou particular de 1º, 2º e 3º graus, compreendendo os alunos de pós–graduação, mestrado, doutorado e aqueles matriculados em cursos pré–vestibulares previamente credenciados junto à UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE/MG (União Estadual dos Estudantes), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) ou UCMG (União Colegial de Minas Gerais).

Será exigida a identificação no ato da compra e na entrada do evento por meio da apresentação de identificação estudantil (carteira de estudante) e comprovante de matrícula na rede oficial de ensino, público ou particular, no ano corrente.

Gustavo Guimarães – Filhos do Vale

Comentários

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!