Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Gandhi – frases – parte 2

Publicado por Editor em Mahatma Gandhi
data: 11/01/2010

Ghandi - Frases - Parte 2

“Uma vida sem espiritualidade é como um barco sem leme.”

“Oração não é pedir. É um anseio da alma. É uma admissão diária das próprias fraquezas. É melhor na oração ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração.”

“Não quero ver meu lar emparedado, nem minhas janelas calafetadas. Quero sentir as culturas de todas as terras circulando nele em máxima liberdade. Repugna-me, porém, que o sopro de algumas delas me desloque das raízes. Minha religião não é o credo da clausura. Comporta em seu seio a mais humilde das criaturas de Deus. Mas é impermeável a toda a arrogância e a todo o preconceito, seja ele de raça, religião ou cor.”

“A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível… A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo, assim a alma sem oração se torna impura.”

“Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis.”

“O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil.”

“A paz é a qualidade mais fina da alma, mas ela se desenvolve por meio da prática.”

“Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos, que por um tempo pareciam invencíveis, mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.”

“O amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.”

“A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar.”

“Se um único homem chega à plenitude do amor, neutraliza o ódio de milhões.”

“Amor e verdade são duas faces de Deus. A verdade é o fim, o amor, o caminho.”

“Devemos expandir o círculo do nosso amor até que ele englobe todo o nosso bairro; do bairro, por sua vez, deve desdobrar-se para toda a cidade; da cidade para o estado, e assim sucessivamente até o objeto do nosso amor incluir todo o universo.”

“O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.”

“Só podemos vencer o adversário com o amor, nunca com o ódio.”

“Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã.”

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Mahatma Gandhi

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
2 Comentários
  1. Naiara / Brasília

    A luta continua… e o caminho de resistência agora tem que ser diferente, através da não-violência praticando a paz e amor!
    Agradeço pelas sábias palavras!!!

  2. Grijalva Maria de Campos/Belo Horizonte

    MAHATMA GANDHI…. “O Apostolo da Não Violência”. Poderá existir outro neste mundo?… Dotado de tanta docilidade, benevolência e serenidade é dificil mesmo imaginar que este homem existiu.
    No livro “O PENSAMENTO VIVO DE GANDHI, no prefácio escrito por ADOLFO PEREZ ESQUIVEL, o mesmo diz sobre GANDHI:
    “Gandhi compreendeu e experimentou, com maior clareza que qualquer outro lider de nosso tempo que a libertação é um processo que começa na interiorização do homem e que alcança sua plenitude e forma explícita no comportamento social e politico”. E mais:

    “Sua preocupação pela libertação da India foi muito além de um processo sócio-politico-econômico.Dirigiu seu acionar e se fez o último dos intocáveis afirmando que a libertação somente teria lugar quando fossem superadas as desigualdades entre os homens.”
    Vale ressaltar que Gandhi era um leitor da Biblia e praticante dos ensinamentos de Jesus. Quando os amigos lhe perguntavam porque não era cristão, já que havia descoberto a Não-Violência nos Livros Sagrados da India e no Sermão da Montanha, Gandhi sempre respondia: “…seria cristão quando visse os cristãos “viverem” os ensinamentos de seu Mestre..”.

    Grijalva Maria de Campos.

Deixe um comentário