Tamanho da Letra: [A-] [A+]

“Escola, Educação & Direitos Humanos” – mini-curso

Publicado por Editor em Direitos Humanos, Educação
data: 23/11/2018

“Escola, Educação & Direitos Humanos” - mini-curso

A Fundação Educacional e Cultural Metropolitana, mantenedora do portal Metro está promovendo em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesse mês de novembro de 2018 o mini-curso “Escola, Educação & Direitos Humanos” em parceria com o Salão do Encontro do Artesanato Mineiro, entidade assistencial tradicional daquela cidade. Como o próprio nome diz o mini-curso foi voltado para educadores e servidores públicos da área de assistência social e direitos. Sua divulgação foi feita através de contatos diretos e das redes sociais.

Programação
1º Módulo – 4 horas – dia 13/11/2018
8:30h – Oficina para apresentação dos participantes e levantamento das questões-desafios enfrentados na sua prática educativa e na relação com as crianças e jovens com suas famílias.

10h – Palestra e Debate: O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e a ação educativa na escola e nos projetos sociais – Profa Sânia Maria Campos PUC – Mestre em Educação pela UFMG

2º Módulo – 4 horas – dia 21/11/2018

8:30h – Palestra e Oficina – Mediação de Conflitos na Escola – Dra Francis Coutinho Rabelo – Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

“Escola, Educação & Direitos Humanos” - mini-curso 2

3º Módulo – 4h – dia 29/11/18

13:30h – Palestra e debate: Violência e o cotidiano da escola – profa Andreia Santos – PUC, doutora em Ciências Sociais pela UFMG

15:30h – Oficina de Encerramento: Dinâmicas para que os participantes possam articular as reflexões e conteúdos trabalhados com a sua prática profissional educativa.

Local: Salão do Encontro Betim – MG

Contribuição para lanche e material: R$ 20,00
Serão emitidos certificados para quem participar de 75% ou mais do curso.
Carga horária total: 12 horas

Estão participando professores e pedagogos de escolas públicas de Betim, estudantes de psicologia, serviço social e profissionais que atuam em projetos sociais de Organizações da Sociedade Civil (ONGs) e de prefeituras.
Segundo a coordenadora do mini-curso, profa. Sânia Maria Campos, “o curso propõe uma metodologia dialógica com troca de saberes e experiências entre os participantes, o primeiro módulo superou todas as expectativas”.

O curso foi iniciado com vinte e seis participantes vindos de escolas, projetos sociais, conselhos de direitos, assistência social e estudantes. Tivemos oito profissionais encaminhados pela Prefeitura de Juatuba e duas profissionais da Prefeitura de Sarzedo que atuam em convênio com a Petrobras.

“Escola, Educação & Direitos Humanos” - mini-curso 3

Dra Francis Coutinho Rabelo:
“Participar, como convidada, do mini Curso “Escola, Educação e Direitos Humanos” para partilhar nosso aprendizado e vivencias, como Defensora pública e mediadora de conflitos nas escolas públicas, num grupo notadamente focado e interessado, em iniciativa louvável de seus organizadores, é gratidão dupla pela oportunidade de multiplicar a mediação, como forma de prevenir, minimizar e solucionar conflitos e possibilitar o incremento da Rede de parceria pela paz”.

A professora Tatiane Reis Barbosa que participou da Coordenação e Organização do mini-curso também comentou:
“Por vivenciar na prática cotidiana a realidade escolar, sei o quanto é importante formações deste nível. Os professores precisam cada vez mais estar preparados para enfrentar os desafios da escola”.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Direitos Humanos Educação

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
Deixe um comentário