Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Em Salvador – Projeto Pelourinho Cultural

Publicado por Editor em Música
data: 25/08/2009

dia 29 de agosto, sábado, 20 hs no Largo Pedro Archanjo

Orquestra Fred Dantas apresenta:

O Triunfo de Claudete Macedo

 “O Triunfo de Claudete Macedo”

 

Fred Dantas por Urbano Medeiros

Fred Dantas

Fred Dantas é um músico genial.  Um trombonista fantástico.  Músico de rara sensibilidade.  Já passei por mais de 4.000 cidades desse mundão afora e foi o soprista que mais tocou meu coração. Ele é ótimo em qualquer praia…  Erudito, Jazz, Choro, Samba. Música de raíz… Improvisador de primeira. Sopro lindo, puro, suave.  Fred é de muita riqueza espiritual também.  Coração generoso.  Confesso que tocar e conviver com esse Mestre foi uma grande escola pra mim.  E minha admiração cresceu muito quando ele “resgatou” o trabalho de um saxopranista chamado Saraiva, já falecido, e tão marginalizado por essa época de modismos na música instrumental brasileira. Fred teve essa coragem. Êita, cabra macho arretado da Bahia, Ôxe gente!  Além de tudo o “apostolado” que Fred faz com as Filarmônicas da Bahia é digno de louvor!  A sua bênção, grande Mestre!!! O Brasil os observa e aguarda, e porque não, o mundo!

Claudete Macedo por Fred Dantas

A Orquestra Fred Dantas volta a se apresentar no Pelourinho, num baile dançante, dedicado à cantora Claudete Macedo. O repertório de inicia com a composição Benutti no Plateau, dedicada ao trompetista e festejado fotógrafo Sérgio Benutti, que acaba de ver lançada sua coleção de fotos no livro A Bahia na Época de D. João – chegada da corte portuguesa, editado pelo Museu de Arte da Bahia.

Depois de diversas músicas dançantes, onde inclusive haverá a performance do próprio Benutti em clássicos de salão como Cerejeira Rosa e La Virgen de Macarena, surge no palco Claudete Macedo, interpretando Batatinha, Riachão, Valmir Lima e Zé Pretinho, ou seja, os grandes compositores de samba da Bahia.

Nesse momento poderemos ouvir Retratos da Bahia, Toalha da Saudade, Ilha de Maré e a indispensável Flor da Laranjeira. Com esse samba de origem na cultura popular Claudete alcançou o sucesso nacionalmente, ao tocar em todas as rádios e vender milhares de discos.

Claudete Macedo iniciou sua carreira aos 17 anos, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A convite de Jamelão, Monsueto, Risadinha e outros ídolos, participou de diversos programas de rádio de alcance nacional, e ao regressar à Bahia, passa a fazer parte do elenco da Rádio Excélsior.

Esta cantora afinada e expressiva foi crooner, ou seja, uma vocalista-destaque das melhores orquestras dos Anos Dourados na Bahia, como a Orquestra de Vivaldo Conceição, Orquestra Cuba-Jazz, Carlos Lacerda e mais recentemente da Orquestra Reginaldo Xangô. Claudete gravou 10 discos compactos e 3 LPs, e excursionou por todo o Brasil e Portugal. Recentemente brilhou no Baile da Independência, com a Orquestra Fred Dantas, no Campo Grande.

O triunfo de Claudete se dá no momento em que estamos diante de uma mulher, mãe e avó orgulhosa, que tem um filho chamado Vovô, que depois de longa trajetória na música baiana, tendo gravado com o grupo de Vanguarda Raposa Velha, resolve se radicar no Canadá, onde integrou a banda do Cirque de Soleil.

Seu triunfo é residir no Largo do Pelourinho, bem em frente à Igreja do Rosário dos Pretos, de cuja irmandade faz parte, de longa data, de ver novas cantoras dando continuidade ao seu estilo, ver outros filhos e netos no mundo da arte, de participar de organizações religiosas e artísticas na sua comunidade e se manter firme e atuante no cenário da música na Bahia.

Enfim, vamos ver Claudete e escutá-la cantar. Saudar Xangô, seu orixá, com a mesma ênfase que canta Também Sou teu Povo, Senhor na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. E festejar esse pequeno retorno da Orquestra Fred Dantas ao seu lar no Pelourinho.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Música

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
6 Comentários
  1. frei marcio, ofm

    parabéns fred dantas. muito lindo tb o comentario de urbano medeiros. o site tá uma belezura, como diria o saudoso paulo freire.
    abraços,
    pax et bonum,
    frei marcio, ofm

  2. DRA. JULIANA

    MUITO LEGAL VOCÊS DIVULGAREM NOSSO BAHIANO FRED DANTAS. FRED E URBANO SÃO 2 GÊNIOS DA MUSICA INSTRUMENTAL DESSE BRAZZZIL…..
    ACORDA, GENTE!
    DRA. JULIANA BOTREL

  3. rita kalil - são paulo

    como é lindo esse portal. parabéns ao idealizador. de coração! tocou-me o coração com a matéria c/ fred dantas. e o “testemunho” de medeiros-urbano. eu os vi tocando no teatro castro alves de salvador. levou a platéia ao extase. incríííííível. saudades.
    beijos,
    maria kalil e alí-ghanen – sao paulo

  4. dr. geraldo faria

    Amados do METRO,
    sou médico e amante das artes.
    Descobri vcs por acaso… Na NET, uma coisa puxa outra…
    Conheço o Maestro Fred e também o Maestro Urbano. Uma dica fraterna: por que vcs não colocam uma matéria sobre este músico mineiro que tem divulgado MG pelo mundo afora??? O site dele http://www.urbanomedeiros.com é fantástico!!! Façam algo bonito com fotos, etc…. Ele merece.
    Abç,
    dr. Geraldo Faria

  5. Fred Dantas
    Tudo de bom.

    Sou Deomídio Macêdo, Administrador, Pós – Graduado em Gestão Pública, ator/declamador, escritor.
    Sou neto do maestro e clarinetista Deomídio Macêdo da cidade de Guanambi – BA., perto da sua cidade de Urandí – BA.
    Desde o ano de 1995 comecei a tocar clarineta através da partitura.
    Fiquei um bom tempo parado sem tocar.
    Aproveitando a oportunidade que aposentei aos 49 anos de idade e estou morando em Salvador – BA., retomei os estudos da clarinete.
    Estou precisando imensamente de um professor musical, então pensei em você para me orientar.
    Tenho o instrumento.
    Como posso encontrá-lo aqui em Salvador, algum contato?
    Desde já fico grato.
    Abraço
    Deomídio Neves de Macêdo Neto

  6. Como Eu Faço Pra Poder Participar da Orquestra ?

Deixe um comentário