Español
Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Citações de Carlos Castaneda – frases do mestre Don Juan Matus

Publicado por Editor em Castaneda e Don Juan
data: 26/01/2010

A diferença básica entre um homem comum e um guerreiro é que um guerreiro toma tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo.

A maneira mais eficaz de se viver é como um guerreiro. Um guerreiro pode se preocupar e pensar antes de tomar uma decisão, mas uma vez que a tomou, segue seu caminho, livre de preocupações ou pensamentos; haverá mil outras decisões ainda à sua espera. Esta é a maneira de viver do guerreiro.

Tudo o que é necessário é a impecabilidade, energia, e isto se inicia com um ato singular, que deve ser deliberado, preciso e constante. Se este ato é repetido por tempo suficiente, a pessoa adquire um sentido de intenção inflexível que pode ser aplicado a qualquer outra coisa. Se isso é realizado, o caminho está aberto. Uma coisa leva a outra até que o Guerreiro descubra seu potencial completo.

Os Guerreiros não se ajudam, não têm compaixão por ninguém. Para eles, ter compaixão significa que você deseja que o outro seja como você, e você o ajuda só para isso. A coisa mais difícil do mundo é um Guerreiro deixar os outros em paz. A impecabilidade do Guerreiro é deixar os outros como são, e apoiá-los no que forem. Isso significa, naturalmente, que você confia que também eles sejam Guerreiros impecáveis.

Esteja alerta a cada segundo. Não permita que nada nem ninguém decida por você.

Um Guerreiro é um caçador. Calcula tudo. Isso é controle. Mas, uma vez terminados seus cálculos, ele age. Entrega-se. Isso é abandono. Um Guerreiro não é uma folha à mercê do vento. Ninguém pode empurrá-lo; ninguém pode obrigá-lo a fazer coisas contra si mesmo ou contra o que ele acha certo. Um Guerreiro está preparado para sobreviver, e ele sobrevive da melhor maneira possível.

Não preciso de escoras nem de corrimãos. Sei quem sou. Estou sozinho num universo hostil e aprendi a dizer: que seja!

A autoconfiança do Guerreiro não é a autoconfiança do homem comum. O homem comum procura certeza aos olhos do observador e chama a isso autoconfiança. O Guerreiro procura impecabilidade aos próprios olhos e chama a isso humildade. O homem comum está preso aos seus semelhantes, enquanto o Guerreiro só está preso ao infinito.

Você deve cultivar a idéia de que um Guerreiro não precisa de nada. Diz que precisa de ajuda. Ajuda pra quê? Você tem tudo o que é preciso para a viagem extravagante que é a sua vida.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Castaneda e Don Juan

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
7 Comentários
  1. Laís

    Simplesmente Incrivel.

  2. osvaldolarioja@hotmail.com.ar

    fabulosa narracion……. solo un gran hombre puede escribir estos relatos ……….

  3. carlos

    espiritu grande, espiritu de verdad, gracias por estos mensajes

  4. Goa

    Amazings words

  5. Rubempré

    Trata-se de um Paulo Coelho cucaracho. Para nós, já basta o que temos.

    • SergiuS

      Certas vezes o desconhecimento leva a conclusões estúpidas.

  6. SergiuS

    Castaneda mostrou que o mundo tem algo mais que a pequena casca que estamos a tentar arranhar. E esse algo é inconcebivelmente maior. Por esse desconhecimento do mundo é que sempre estamos tentando furar paredes de aço com palitos de dentes.

Deixe um comentário