Español
Tamanho da Letra: [A-] [A+]

Carlos Castaneda – frases de Don Juan Matus – Sobre o Medo

Publicado por Editor em Castaneda e Don Juan
data: 13/04/2010

Carlos Castaneda – frases de Don Juan Matus – Sobre o Medo

Um homem vai para o conhecimento como vai para a guerra: bem desperto, com respeito, com medo, e com uma segurança absoluta. Ir para o conhecimento ou para a guerra de qualquer outra maneira é um erro, e quem o cometer há de se arrepender.

Quando o homem preenche estes quatro requisitos não há erros que ele tenha que explicar; nestas condições seus atos perdem a qualidade desastrada dos atos de um tolo. Se fracassar ou sofrer uma derrota, terá perdido apenas uma batalha, e não sentirá remorso.

O medo é o primeiro inimigo que o homem tem de vencer em seu caminho para o conhecimento. É um inimigo terrível, traiçoeiro e difícil de vencer. Permanece oculto em todas as curvas do caminho, rondando, … à espreita. E se o homem, apavorado com a sua presença, foge, seu inimigo terá posto um fim à sua busca.

Este homem nunca aprenderá, nunca se tornará um homem de conhecimento. Pode se tornar um tirano, ou um pobre homem apavorado e inofensivo; de qualquer forma será um homem vencido. Seu primeiro inimigo terá posto um fim a seus desejos.

Para vencer o medo o homem não deve fugir. Deve desafiar o medo, e, a despeito dele, deve dar o passo seguinte na aprendizagem, … e o seguinte, … e o seguinte! Deve sentir o medo plenamente, e no entanto … não pode parar! E o momento chegará … em que seu primeiro inimigo recua! O homem começa a se sentir seguro de si. Seu propósito torna-se mais forte. Aprender não será mais uma tarefa aterradora.

Se um homem ceder ao medo durante anos, nunca o vencerá, porque se desviará do conhecimento e nunca mais tentará. Mas se procurar aprender, durante anos, no meio de seu medo, acabará dominando-o, porque nunca se entregou realmente a ele.

Vencido o medo, ele adquire a clareza, uma clareza de espírito que apaga o medo. Então o homem já conhece seus desejos, sabe como satisfazê-los. Pode antecipar os novos passos na aprendizagem, e uma clareza viva cerca tudo. O homem sente que nada se lhe oculta …
Um guerreiro caminha sem se precipitar, sem hesitar.

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Castaneda e Don Juan

Editor - O editor coleta noticias interessantes e publica para informação dos leitores.
7 Comentários
  1. Naiara - Brasília

    Mais uma de Don Juan Matus:
    “Para mim, o mundo é assombroso porque é estupendo, assustador, misterioso, insondável; meu interesse é convencer você a tomar ciência de que está aqui, neste mundo maravilhoso, neste deserto maravilhoso, neste tempo maravilhoso. Quero convencer você a aprender a tornar cada ato importante e válido, já que vai ficar aqui por um curto espaço de tempo.”

    • ALFONSO

      HOLA NAIARA, SOY ALFONSO DE MEXICO, ES OBVIO QUE TE INSPIRA EL CONOCIMIENTO DE LOS GUERREROS DE LA LIBERTAD TOTAL. DIME SI PRACTICAS TENSEGRIDAD.HAS LEIDO TODOS LOS LIBROS DE CARLOS CASTANEDA,? QUE TAL “EL LADO ACTIVO DEL INFINITO” LO LEÌSTE ??

      SALUDOS, MI FACEBBOK ES PONCHO BARRIENTOS

      • Carlos Castañeda es algo especial!
        hola Alfonso podrias decirme si tu tienes el libro y donde lo puedo conseguir El LADO ACTIVO DEL INFINITO

      • JOSÉ MANUEL

        ME DA GUSTO LEAS ESTOS LIBROS QUE POR MÁS DE 20 AÑOS, LO HE HECHO TAMBIÉN

      • carlos

        jajaaa es obvio? jaaa nada es obvio se ve que has interiorizado muy bien el conocimiento de el maestro juan matus Alfonso

  2. martin

    les comento que e leído varios libros de Carlos Castañeda y la verdad estoy fascinado al grado de a verlos leído cuatro veces y en cada vez quedo mas fascinado de como tenemos tantas cosas en nuestras vidas sin descubrir para mi me a servido para mejorar mi forma de vivir y me a traído satisfacción y felicidad mi maestro juan Matus

  3. JUANA SANCHEZ

    alguien me puede decir de algún chaman discipulado de don juan’

Deixe um comentário