A Atenção Sonhadora

Publicado por Editor 14 de junho de 2012

A explicação dos feiticeiros para escolher um tema para sonhar é que o guerreiro escolhe o tema contendo propositadamente uma imagem na mente, enquanto ele desliga seu diálogo interno. Em outras palavras, se ele é capaz de não conversar consigo mesmo por um momento e depois manter a imagem ou o pensamento do que ele deseja ao sonhar, nem que seja apenas por um instante, então o tema desejado lhe virá. Estou certo de que você já fez isso, embora não tenha consciência do fato.

Vou ensinar a você o primeiro passo para o Poder. Vou ensinar como estabelecer o Sonhar. Significa ter um comando preciso sobre a situação geral de um sonho. Por exemplo, você pode sonhar que está em sua sala de aula. Estabelecer o Sonhar significa que você não deixa o sonho virar outra coisa. Você não salta da sala de aula para as montanhas, por exemplo. Em outras palavras, você controla a visão da sala de aula, e não deixa que ela desapareça enquanto você quiser.

Esse controle não é diferente do controle que temos sobre qualquer situação em nossas vidas cotidianas. Os feiticeiros estão acostumados com ele e conseguem-no sempre que desejem ou precisem. Para se acostumar com ele você deve começar a fazer uma coisa bastante simples. Esta noite, em seus sonhos você deve olhar para as mãos…

Ou para qualquer outra coisa. O objetivo do exercício não é descobrir uma coisa específica, mas empenhar a Atenção Sonhadora. Pedir que um sonhador encontre um determinado item em seus sonhos é um subterfúgio. A verdadeira questão é conscientizar-se de que está caindo no sono. E, por mais estranho que possa parecer, isso não acontece ordenando-se a ficar consciente de estar caindo no sono, e sim mantendo a visão da coisa que se está procurando no sono.

Os sonhadores olham rápida e deliberadamente tudo o que está no sonho. Se concentram sua atenção em algo específico, é apenas como um ponto de partida. A partir dali, os sonhadores passam a olhar outros itens do conteúdo do sonho, voltando ao ponto de partida quantas vezes for possível.

A Atenção Sonhadora é o controle que adquirimos sobre nossos sonhos depois de fixar o ponto de aglutinação em qualquer posicionamento novo para o qual ele tenha se deslocado durante os sonhos. Em termos mais gerais, a Atenção Sonhadora é uma faceta incompreensível da consciência, que existe por si, esperando o momento de atraí-la, um momento em que lhe daremos um objetivo, uma faculdade oculta que todos nós temos em reserva, mas que nunca temos a oportunidade de usar.

Seja tão pesado quanto quiser ao falarmos sobre Sonhar. As explicações sempre pedem pensamentos profundos. Mas quando estiver sonhando, seja tão leve quanto uma pena. Sonhar tem de ser feito com integridade e seriedade, mas no meio de risos e com a confiança de quem não tem qualquer preocupação. Somente nessas condições nossos sonhos podem se transformar em Sonhar.

Sonhar tem que ser uma coisa muito sóbria. Não é possível se dar ao luxo de qualquer movimento em falso. Sonhar é um processo de despertar, de obter controle. Nossa Atenção Sonhadora deve ser sistematicamente exercitada, porque ela é a porta para a Segunda Atenção.

A Segunda Atenção é como um oceano, e a Atenção Sonhadora é como um rio que deságua nele. A Segunda Atenção é estar consciente de mundos inteiros, tão totais quanto o nosso, ao passo que a Atenção Sonhadora é estar consciente dos itens de nossos sonhos.

A segunda atenção está disponível a todos, mas o fato de nos agarrarmos à nossa racionalidade capenga – alguns com mais força do que outros – mantém a Segunda Atenção fora do alcance. A idéia é que o Sonhar derruba os muros que rodeiam e isolam a Segunda Atenção.

A Atenção Sonhadora é a chave para cada movimento no mundo dos feiticeiros. Entre a imensidão de itens de nossos sonhos existem interferências reais, coisas que foram postas em nossos sonhos por uma força estranha. Poder encontrá-las e seguí-las é feitiçaria.

Comentários
  • Cesar Paulo 4320 dias atrás

    que coisa bela! sinto falta das leituras de Castaneda…

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!