Tamanho da Letra: [A-] [A+]

A melhor época da vida

Publicado por Antonio Carlos Santini em Devaneios
data: 07/08/2013

- Olhe, querido! Uma estrela cadente!

- É… Elas são comuns no mês de agosto…

- É por isso que adoro agosto! É o mês das estrelas cadentes!

- Que horror! Logo agosto, o mês de cachorro doido, das mortes de presidentes… Da pior sexta-feira-treze! Mês bonito é julho, com as férias e as viagens!

- Cruz credo! Julho é tempo de frio! Aumenta a poluição e vem o rodízio de automóveis… E tome gripe e tosse de cachorro! Hospitais lotados! Para mim, época boa é janeiro: muita praia, pouca roupa, um sorvetinho de mangaba…

- Janeiro?! Deus me livre! Você não lembra as inundações do ano passado? Chuva de balde entornado, todo mundo trancado em casa jogando paciência e vendo a mesma notícia em todos os canais! Detesto janeiro! Se ainda fosse fevereiro…

- Fevereiro?!!!

- Exatamente, Edinaura: é Carnaval e sai a turma toda no bloco de sujo! Fevereiro é o máximo!

- Pois eu não acho, Ferdinando. Fevereiro é a volta às aulas. E lá vou eu enfrentar o meu bando de sujinhos: cara suja, mão suja, boca suja. Carteiras quebradas, janelas quebradas, promessas quebradas. Só de pensar em fevereiro, entro em depressão… Maio, sim, é que é bonito: o Dia das Mães, as crianças trazendo flores… Mês das noivas, coroação de Nossa Senhora, o peito fica cheio de suspiros…

- Você está é louca, Naurinha! Maio é o mês das greves e das passeatas: todo mundo querendo aumento de salário e a minha fábrica quase fechada… Detesto maio! Mas junho até que me anima: vem a Copa do Mundo e um arrepio atravessa o Brasil de norte a sul!

- Já vem você com futebol… Vinte e dois malucos correndo atrás da mesma bola e uma multidão roendo as unhas! Junho é um pavor! Festa junina com foguete, bombinha e rojão… Criança sem dedo, queimada de pólvora, e os bombeiros apavorados, correndo de um lado para outro, tentando apagar incêndio provocado pelos balões… Gosto muito mais de março.

- Março? Por quê?

- Ora, Nandinho, março é mês de goiaba. Hum… Uma goiabinha branca bem macia…

- E cheia de bicho, né? Deixa de ser boba: março é mês de pagar o Imposto de Renda. O leão vem e nhoque! Ao menos, se fosse novembro… Novembro é tempo de jaca!

- Jaca! Só mesmo você! Essa coisa indigesta, três dias pra digerir! Depois, queridinho, novembro é mês de eleição… Toda aquela papagaiada no rádio e na TV! Promessas furadas, mentiras oficiais! E o mesmo coral sem imaginação: “Meu nome é Oseias! Meu nome é Oseias! Meu nome é Oseias!” Novembro é uma droga! Abril tem mais charme: rosas perfumadas… Ah! As rosas de abril…

- Mulher é mesmo um bicho romântico… Hoje em dia, rosa dá em estufa. Lá em Barbacena, tem rosas o ano inteiro: é só telefonar que você recebe um caminhão de rosas! Depois, abril é o mês da mentira. Chega o 1º de abril, tem até Revolução! Arrenego!

- Olha, querido, outra estrela cadente!

- Pois é… Estamos em agosto…

- Puxa, querido, como a gente se entende!

- É mesmo! Somos almas gêmeas!

- Hum! Detesto gêmeos…

Compartilhar este Artigo

Leia mais artigos em Devaneios

Antonio Carlos Santini - Licenciado em letras – Português e Francês. Professor de Artes e Ciências Humanas. Evangelizador, compositor, autor de vários livros de catequese e poesia/ Licenciado en letras - Portugués y Francés. Profesor de artes e ciencias humanas. Es evangelizador católico, compositor de músicas religiosas, autor de varios libros de catequesis y poesía. Residente em Belo Horizonte MG
Comentário
  1. Adriana

    Olá Antônio Carlos,

    Sou formada em Letras licenciada Português-Inglês mas não sou professora.

    Excelente o seu artigo, amei…

    Me vi na pele de Naurinha e o meu marido de Ferdinando, apesar das preferências contrárias, somos casados há 20 anos e apaixonados um pelo outro, somos felizes.
    Como ficariam os meses de setembro, outubro e dezembro? Ainda bem que estamos em agosto…
    Um abraço, Parabéns, Adriana

Deixe um comentário