Kátya Teixeira e Nádia Campos

Publicado por Editor 4 de junho de 2014

São artista convidada e anfitriã do
Projeto Dandô em Betim
8 de junho 2014, domingo, 16 h
Auditório do Salão do Encontro
Rua João Silva, 34 – Sta. Lúcia, Betim/MG
R$20 inteira
(031)3532-4911

O “Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, nesta segunda edição em Betim terá como convidada a grande cantadeira e pesquisadora Katya Teixeira de São Paulo, que é também a idealizadora do projeto, que promove o intercâmbio de várias regiões e atende a um novo público. A anfitriã é Nádia Campos, residente em Betim.

São artistas que se projetam no panorama nacional com a Nova Música de Raiz brasileira e latinoamericana. Haverá uma interação entre as duas artistas num espetáculo de 1h30m e ao final um bate-papo com a platéia.

Kátya Teixeira

Cantora, compositora, pesquisadora, instrumentista e designer, Kátya Teixeira está completando 20 anos de carreira. Além de cantar, a artista toca violão, rabeca, cuatro e viola de cocho. Nasceu em São Paulo, numa família de músicos, compositores e pesquisadores da cultura popular. Katya desenvolve seu trabalho bebendo na fonte da cultura popular brasileira e latina como reflexo da música mundial, sons, timbres, instrumentos, vozes que se mesclam em perfeita harmonia.

Em 2005 recebeu indicações para o Prêmio Tim de Música Popular como melhor cantora regional, melhor disco regional e melhor cantora no voto popular. Em 2012 recebeu o ‘Troféu Catavento’, de Solano Ribeiro – Rádio Cultura SP, como melhor CD de música de raiz (2012). Participou de programas de TV e de Rádio no Brasil e no exterior. Parceira de artistas como Dércio Marques, Doroty Marques, Tom Zé, Elza Soares, Zé Geraldo, Ednardo, Saulo Laranjeira, Cátia de França, Vidal França, João Bá, Miltinho Edilberto, Sérgio Ricardo, Belchior, Paulo César Pinheiro, Nelson Sargento, Dona Ivone Lara, Daniela Lasalvia, Mazé Pinheiro, Gildes Bezerra e Paulinho Pedra Azul.

Discografia

·         CD Katxerê (1997)

·         CD Lira do Povo (2005)

·         CD Feito de Corda e Cantiga (2012)

·         CD 2 Mares (2013)

Nadia Campos

A mineira Nádia Campos desde os seis anos é cantadora de um canto sem fronteiras. De espírito andarilho, ama a natureza e canta a luta pela sobrevivência do que é puro e essencial. O gosto pelo simples e pelas culturas tradicionais levou-a a enveredar-se pelos caminhos das raízes brasileiras e latinoamericanas. Aos nove anos, participou da gravação do disco “Enrola Bola” do músico Rubinho do Vale. Participou de festivais estudantis, de encontros de música. Estudou técnica vocal na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte com o professor Eládio Pérez González. Participou dos CDs “Andejo” de Joacir Ornelas, ”Cantilenas de Jardim” de Fernando Guimarães e “Umumakaia, Espírito do Vento”, de Sotero Sol. Gravou no disco “Jardim de Todos” poemas musicados de Carlos Rodrigues Brandão.

Acompanhou e registrou congadas, marujadas, batuques, cantadores e cantadeiras de Minas Gerais. Mãe de Amanda, 3 anos, e Gabriel, 1 ano,  realizou oficinas e apresentações para centenas de crianças em vários estados do Brasil. Casada com o também músico, o chileno Felipe Arellano, percorreu a Argentina e o Chile em 2007, 2008 e 2009, pesquisando ritmos, cantos, instrumentos e tradições.

Em 2008, gravou seu primeiro CD “Porque Cantamos”, inspirado na poesia do uruguaio Mario Benedetti, com participação do trovador Dércio Marques e do maestro Chico Moreira.

Em 2013 lançou seu segundo CD “Cantigas de Beira Rio”, uma viagem musical pelo rios do Brasil, principalmente do Sertão Mineiro. É um roteiro fabuloso norteado pelas composições do mestre João Bá, sensível às questões humanas em comunhão profunda com a natureza. O repertório inclui canções de domínio público brasileiras e latinoamericanas.

Participações: Poli Brandani, João Bá, Gladson Braga, Vicente Junior, Felipe Arellano, Joaci Ornelas, Rita Bertolaccini e Polliana Rodrigues.

Veja um pouco das duas artistas:

Katya Teixeira

https://www.youtube.com/watch?v=xYZi_8Zjqes

Nadia Campos

https://www.youtube.com/watch?v=1lVSGZuji6s

Comentários
  • Kátia 3583 dias atrás

    Uau vai ser 10 como foi ontem o show da Nadia e do Chicão aqui no Encontro dos Povos do Cerrado, ocorrido em Brasília.

Deixe um comentário

banner

Fundação Metro

Clique Aqui!